VISEU PRECISA DO CINEMA ÍCARO
Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Joaquim Almeida Henriques
Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Viseu, José Manuel Henriques Mota Faria
O cinema precisa do Ícaro
A Sala do Cinema Ícaro, a única sala de cinema de Viseu do século XX ainda existente, tem potencial para colmatar a lacuna de oferta cinematográfica na cidade numa sala pensada para essa arte. Um novo espaço para a promoção de cinema nacional independente e alternativo, sessões de exibição de clássicos do cinema mundial, sessões para a infância, realização de festivais e mostras de cinema, etc.
Os(as) comerciantes precisam do Ícaro
A Sala do Cinema Ícaro encontra-se no centro da cidade, nas Galerias Ícaro. A sua reabertura iria certamente proporcionar uma nova vida a toda a zona, ao comércio envolvente e às próprias Galerias, atraindo mais pessoas e ajudando a revitalizar toda esta área do centro de Viseu.
A cidadania precisa do Ícaro
A Sala do Cinema Ícaro tem potencial para receber variados eventos culturais, desde concertos, conversas, performances, dança, debates, tertúlias, congressos, recitais, apresentações de livros, entre outros. Uma sala disponível para receber a cidadania, de promover o pensamento crítico, fundamental para uma sociedade saudável.
Hoje assiste-se à reabertura de algumas antigas salas de cinema, como o Cinema Trindade (Porto) e o Cinema Ideal (Lisboa). Não deixemos a região de Viseu fora deste feliz acontecimento. Por tudo isto, reivindicamos o Cinema Ícaro como um lugar de todos. Apelamos ao Município de Viseu para que encontre, junto dos programadores, agentes, associações e locais, uma forma de preservar o espaço e devolvê-lo à cidade e à cidadania!